domingo, 20 de maio de 2018

Vanijah e a Dança - Baladi


Vanijah e a Dança – Baladi

Baladi significa “Minha Terra”, é o nome de um ritmo e de um estilo de dança tipicamente egípcia.

Um dos meus estilos favoritos, Baladi é uma dança de improviso, caracterizada pela “viagem interna” da bailarina enquanto apresentação em público.

Representada pela expressão facial melancólica que acompanha a melodia da flauta, considerada uma dança “popular” ou “dança de rua” por ter sua origem nas regiões dos subúrbios do Cairo. 

É também característico no Baladi Tradicional, usar-se um véu nos cabelos, representando o tamanho das saudades que as mulheres sentem ao deixar suas famílias para acompanhar seus maridos em terras distantes. Os braços não tem tanto foco nesta dança, pois devem ser utilizados o mais próximo do corpo possível.
No Baladi Tradicional utiliza-se vestido comprido ou traje característico de maior simbolismo mediante o tema criado pela performer.

Existem variações dentro do Baladi, posso citar pelo ao menos três estilos: O Tradicional (motivo deste post), Moderno, Fusão Ocidental. 

Eu costumo dizer que: Se para as mulheres do Cairo, “Baladi” (minha Terra) eram seus familiares e a cidade das pirâmides, cada um de nós poderá entender “Baladi” como o verdadeiro sentido de “minha Terra”. Por essa razão, para mim, o meu “Baladi”, por vezes poderá ser apenas o meu próprio corpo – o meu único verdadeiro lar a cada existência, o “templo” sagrado onde habita minha alma….

Vanijah Mahamudra 05-02-2018



Sem comentários: